Make your own free website on Tripod.com

Quatro Estilos

Home | Crawl | Costas | Peito | Borboleta | Viradas | Computador | Diário de Natação
Diário de Natação
Trecho traduzido do livro de Janet Evans

Para alguns nadadores, um diário simples de natação é suficiente, enquanto outros gostam de diários bem detalhados. Em geral, quanto maior o número de informações registradas, mais fácil fica a análise de treinos passados e do presente progresso. 


       Para alguns, o tempo gasto para lembrar e registrar os detalhes no diário não compensa. Seus objetivos são mais orientados pelo processo do que pelos resultados e estudar em quais semanas foram bem ou não no treino não é importante. 
     

Já outros, especialmente competidores, saber como se sentiram durante um treino em particular ou reconhecer um padrão de treinos especialmente bons ou ruins pode ser extremamente útil para se preparar para a próxima competição ou temporada. De fato, diários usualmente não são opcionais quando você nada em uma equipe, e eles se tornam mais necessários quando a competição fica melhor. 
      

A utilidade do diário não é restrita aos nadadores. Treinadores também usam diários freqüentemente, estudando como um atleta se desempenhou em treinos passados antes de prescrever treinos futuros. Detalhes de intervalos, distância total, tempo e comentários dos atletas sobre os treinos são inestimáveis para o planejamento da próxima temporada. Para estes grupos, e para aqueles que acham estatísticas e detalhes fascinantes, um diário de natação detalhado é vantajoso.

Referência Bibliográfica: Evans, Janet. Janet's Evans total swimming. Human Kinetics, 2007, 224p.


Faça download do seu diário de natação (.doc) clicando aqui.

Florianópolis/SC - Brasil
 
Web site (frequentemente atualizado) desenvolvido por Caroline de Oliveira Martins, PhD.